UNESP Vestibular 2024: Cursos e Como Funciona

A Universidade Estadual Paulista (UNESP) é uma das universidades públicas mais renomadas do Brasil. Oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão em diversas áreas do conhecimento.

O Vestibular UNESP 2024 é um processo seletivo organizado pela Fundação VUNESP, que oferece vagas para os cursos de graduação da UNESP.

Cursos oferecidos

A UNESP oferece cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, incluindo:

Ciências Agrárias: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia.

vestibular-2024

Ciências Biológicas: Biologia, Ciências Biológicas – Licenciatura, Ciências Biológicas – Bacharelado, Ciências Biológicas – Enfermagem, Ciências Biológicas – Fisioterapia, Ciências Biológicas – Nutrição.

Ciências Exatas: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Matemática, Física.

Ciências Humanas: Artes Visuais, Artes Cênicas, Ciência da Computação, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Psicologia.

Saúde: Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia.

Como funciona

O Vestibular UNESP 2024 será realizado em duas fases.

unesp-vestibular-cursos-e-como-funciona

1ª fase: será composta por uma prova objetiva com 90 questões, divididas em quatro áreas: Linguagens e Códigos (30 questões), Ciências Humanas (30 questões), Ciências da Natureza (20 questões) e Matemática (10 questões).

2ª fase: será composta por provas específicas de cada curso, com questões dissertativas e/ou de múltipla escolha.

Isenção de taxa de inscrição

Podem solicitar isenção de taxa de inscrição os candidatos que se enquadrarem nos seguintes critérios:

Estudantes de escola pública: que sejam bolsistas integrais do ProUni ou do Programa Bolsa Universidade (PBU) ou que estejam regularmente matriculados na rede pública de ensino, desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, inclusive;

Estudantes de baixa renda: que tenham renda familiar mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;

Estudantes do sistema prisional: que estejam regularmente matriculados em curso de ensino médio ou superior em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), desde que não estejam cumprindo pena em regime fechado.

Como funciona as vagas da Unesp?

As vagas da Unesp são divididas em três categorias:

Vagas regulares: são as vagas disponíveis para todos os candidatos, independentemente de sua condição socioeconômica ou de origem.

Vagas para estudantes de escola pública: são as vagas reservadas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.

Vagas para estudantes de baixa renda: são as vagas reservadas para estudantes que tenham renda familiar mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

O percentual de vagas reservadas para cada categoria é o seguinte:

  • Vagas regulares: 50%
  • Vagas para estudantes de escola pública: 25%
  • Vagas para estudantes de baixa renda: 25%

As vagas para estudantes de escola pública e de baixa renda são preenchidas por meio de um sistema de cotas, no qual os candidatos são classificados de acordo com a sua nota no vestibular.

Como funcionam as cotas para estudantes de escola pública e de baixa renda

As vagas para estudantes de escola pública e de baixa renda são preenchidas por meio de um sistema de cotas, no qual os candidatos são classificados de acordo com a sua nota no vestibular.

O sistema de cotas da Unesp é dividido em duas fases:

1ª fase: os candidatos são classificados de acordo com a sua nota na 1ª fase do vestibular.

2ª fase: os candidatos são classificados de acordo com a sua nota na 2ª fase do vestibular, com os candidatos de escola pública e de baixa renda tendo um bônus de 10% na nota.

Os candidatos que se classificarem para as vagas de escola pública ou de baixa renda serão convocados de acordo com a sua classificação na 2ª fase, com os candidatos de escola pública sendo convocados antes dos candidatos de baixa renda.

unesp-vestibular-cursos-como-funciona

Como funciona a autodeclaração para estudantes indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais

Os candidatos que se enquadrarem nos critérios de reserva de vagas para estudantes indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais devem fazer a opção por uma delas no ato da inscrição.

No ato da matrícula, os candidatos devem apresentar documentos comprobatórios da sua condição, que serão analisados por uma comissão.

Documentos comprobatórios

Os documentos comprobatórios da condição de estudante de escola pública, de baixa renda ou indígena, quilombola ou de comunidades tradicionais são os seguintes:

**Documento de identificação oficial com foto.

**Certidão de nascimento ou RG.

**Comprovante de residência.

**Comprovante de renda familiar mensal per capita.

**Comprovante de matrícula ou histórico escolar do ensino médio.

Documento comprobatório da condição de indígena, quilombola ou de comunidades tradicionais.

Como se preparar para o vestibular da Unesp

Para se preparar para o vestibular da Unesp, é importante estudar com antecedência e realizar simulados para avaliar o seu desempenho.

Aqui estão algumas dicas para se preparar para o vestibular da Unesp:

Estude com antecedência: quanto mais cedo você começar a estudar, mais tempo terá para se preparar e revisar o conteúdo.

Organize seu tempo: faça um cronograma de estudos e defina horários para estudar cada matéria.

Realize simulados: os simulados são uma ótima maneira de avaliar o seu desempenho e identificar as áreas que precisam de mais atenção.

Conte com o apoio de um cursinho preparatório: um cursinho preparatório pode ajudá-lo a se organizar e a estudar de forma eficiente.