UFRN Vestibular 2024: Cursos e Como Funciona

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma instituição pública de ensino superior localizada no estado do Rio Grande do Norte. A universidade oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão em diversas áreas do conhecimento.

O vestibular da UFRN é um processo seletivo anual que oferece vagas para os cursos de graduação da universidade. O vestibular é composto por duas etapas, uma de provas e outra de análise curricular.

Cursos

A UFRN oferece cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, incluindo:

Ciências Agrárias: Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Engenharia de Alimentos e Zootecnia.

Ciências Biológicas: Biologia, Biomedicina, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado) e Enfermagem.

vestibular-2024

Ciências Exatas e da Terra: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Matemática e Química.

Ciências Humanas: Antropologia, Artes Visuais, Ciência Política, Ciências Sociais, Direito, Filosofia, História, Letras, Pedagogia e Psicologia.

Engenharia: Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Produção.

Saúde: Educação Física, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Odontologia.

Como funciona

A primeira etapa do vestibular da UFRN é composta por provas objetivas e redação. As provas objetivas são aplicadas em dois dias e abordam as seguintes disciplinas:

Dia 1: Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Ciências da Natureza e Matemática.

Dia 2: Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês) e uma das seguintes disciplinas: Biologia, Física, Química ou Matemática.

A redação é aplicada no segundo dia do vestibular.

ufrn-vestibular-cursos-e-como-funciona

A segunda etapa do vestibular é composta por análise curricular. A análise curricular é realizada com base nos documentos apresentados pelo candidato, como histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio e outros documentos comprobatórios de atividades extracurriculares.

Inscrições

As inscrições para o vestibular da UFRN 2024 serão abertas em setembro de 2023. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site da UFRN.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição para o vestibular da UFRN 2024 é de R$ 100,00.

Resultado

O resultado do vestibular da UFRN 2024 será divulgado em janeiro de 2024.

Como funciona as vagas da UFRN?

As vagas da UFRN são divididas em duas categorias:

Vagas regulares: são destinadas aos candidatos que realizaram o vestibular da UFRN.

Vagas adicionais: são destinadas a candidatos que se enquadram em alguma das categorias de reserva de vagas, como candidatos indígenas, negros, pessoas com deficiência e pessoas que cursaram o ensino médio em escolas públicas.

As vagas regulares são preenchidas por meio da classificação dos candidatos nas provas do vestibular. As vagas adicionais são preenchidas por meio de um sistema de cotas, que reserva um percentual das vagas para cada categoria de reserva.

No vestibular da UFRN 2024, o percentual das vagas reservadas para cada categoria de reserva é o seguinte:

  • Cotas raciais: 40% das vagas
  • Cotas indígenas: 2% das vagas
  • Cotas para pessoas com deficiência: 5% das vagas
  • Cotas para estudantes de escola pública: 50% das vagas

As vagas para indígenas são destinadas a candidatos que se autodeclaram indígenas e que apresentem declaração emitida por órgão competente.

As vagas para pessoas com deficiência são destinadas a candidatos que se autodeclaram pessoas com deficiência e que apresentem laudo médico oficial.

As vagas para estudantes de escola pública são destinadas a candidatos que tenham cursado o ensino médio em escola pública e que não tenham cursado o ensino superior.

Os candidatos que se enquadram em alguma das categorias de reserva devem apresentar os documentos comprobatórios exigidos no edital do vestibular.

A seleção dos candidatos para as vagas adicionais é realizada por meio de um sistema de cotas, que leva em consideração a nota do candidato nas provas do vestibular e o percentual de vagas reservado para cada categoria.

Os candidatos que não forem selecionados para as vagas regulares ou para as vagas adicionais podem participar da lista de espera, que é divulgada após o resultado final do vestibular.

ufrn-vestibular-cursos-como-funciona

A lista de espera é organizada por ordem de classificação nas provas do vestibular. Os candidatos que estiverem na lista de espera são convocados de acordo com a disponibilidade de vagas.

Além disso, a UFRN oferece também vagas para o Programa de Educação Tutorial (PET), que é um programa de iniciação científica e extensão que oferece bolsas de estudo para alunos de graduação.

As vagas para o PET são preenchidas por meio de um processo seletivo específico.

A seguir, um resumo das vagas da UFRN:

  • Vagas regulares: 50%
  • Vagas adicionais: 50%
  • Cotas raciais: 40%
  • Cotas indígenas: 2%
  • Cotas para pessoas com deficiência: 5%
  • Cotas para estudantes de escola pública: 50%
  • Vagas para o PET: 2%

É importante ressaltar que as vagas da UFRN podem sofrer alterações a cada ano, de acordo com o edital do vestibular.

Dicas para se preparar para o vestibular da UFRN 2024

Algumas dicas para se preparar para o vestibular da UFRN:

Estude as matérias cobradas nas provas: O vestibular da UFRN abrange um conteúdo extenso, por isso é importante estudar todas as matérias cobradas nas provas.

Desenvolva a redação: A redação é uma das provas mais importantes do vestibular da UFRN. É importante desenvolver a redação com atenção e cuidado, seguindo as instruções do edital.

Pratique com questões de vestibular: A prática é essencial para se preparar para o vestibular. É importante praticar com questões de vestibular anteriores para se familiarizar com o formato das provas e com o tipo de conteúdo cobrado.

Boa sorte!