UFPEL Vestibular 2024: Cursos e Como Funciona

A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) é uma das principais universidades do estado do Rio Grande do Sul, com sede na cidade de Pelotas. Oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão em diversas áreas do conhecimento.

Cursos

A UFPEL oferece cursos de graduação em bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Os cursos de bacharelado são voltados para a formação de profissionais generalistas, enquanto os cursos de licenciatura são voltados para a formação de professores.

Os cursos de tecnólogo são voltados para a formação de profissionais para o mercado de trabalho.

A UFPEL oferece cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, incluindo:

  • Ciências Agrárias: Agronomia, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Zootecnia
  • Ciências da Saúde: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia
  • Ciências Exatas e da Terra: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Matemática, Física, Química
  • Ciências Humanas: Administração, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, História, Letras, Pedagogia, Relações Internacionais
  • Tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Design, Marketing

Como Funciona

O vestibular da UFPEL é realizado em duas fases. A primeira fase é composta por uma prova de conhecimentos gerais, e a segunda fase é composta por uma prova de conhecimentos específicos do curso escolhido.

A primeira fase do vestibular é realizada em um único dia, e a segunda fase é realizada em dois dias. As provas são aplicadas em todos os campi da UFPEL: Pelotas, Bagé, Camaquã, Jaguarão, Santana do Livramento e São Lourenço do Sul.

vestibular-2024

A UFPEL também oferece o vestibular agendado, que permite que os candidatos façam a prova em um dia e horário escolhidos por eles.

Inscrições

ufpel-vestibular-cursos-e-como-funciona

As inscrições para o vestibular da UFPEL são realizadas pela internet. O prazo de inscrição para o vestibular 2024 ainda não foi divulgado.

Bolsas de Estudo

A UFPEL oferece bolsas de estudo para alunos de graduação e pós-graduação. As bolsas são concedidas com base no desempenho acadêmico e na renda familiar.

Como funciona as vagas da UFPEL?

As vagas da UFPEL são divididas em três categorias:

Vagas Amplas: são destinadas a todos os candidatos, independentemente de sua origem social, econômica ou racial.

Vagas Cotas: são destinadas a candidatos que se enquadram em um dos seguintes critérios:

Cotas Raciais: destinadas a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.

Cotas Sociais: destinadas a candidatos que são oriundos de escolas públicas ou que possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

Cotas Internacionais: destinadas a candidatos estrangeiros que tenham realizado o ensino médio no exterior.

Vagas Especiais: são destinadas a candidatos com deficiência física, sensorial ou intelectual.

Vagas Amplas

As vagas amplas são destinadas a todos os candidatos, independentemente de sua origem social, econômica ou racial.

O número de vagas amplas é definido pelo Conselho Universitário da UFPEL, com base na disponibilidade de vagas e no número de candidatos inscritos.

Vagas Cotas

As vagas cotas são destinadas a candidatos que se enquadram em um dos seguintes critérios:

Cotas Raciais: destinadas a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas. O número de vagas cotas raciais é definido pelo Conselho Universitário da UFPEL, com base na população negra e parda do Rio Grande do Sul.

ufpel-vestibular-cursos-como-funciona

Cotas Sociais: destinadas a candidatos que são oriundos de escolas públicas ou que possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. O número de vagas cotas sociais é definido pelo Conselho Universitário da UFPEL, com base na renda familiar dos candidatos.

Cotas Internacionais: destinadas a candidatos estrangeiros que tenham realizado o ensino médio no exterior. O número de vagas cotas internacionais é definido pelo Conselho Universitário da UFPEL, com base na demanda de candidatos internacionais.

Vagas Especiais

As vagas especiais são destinadas a candidatos com deficiência física, sensorial ou intelectual. O número de vagas especiais é definido pelo Conselho Universitário da UFPEL, com base na demanda de candidatos com deficiência.

Como concorrer a uma vaga na UFPEL

Para concorrer a uma vaga na UFPEL, os candidatos devem realizar o vestibular da universidade. O vestibular é dividido em duas fases:

Primeira Fase: composta por uma prova de conhecimentos gerais.

Segunda Fase: composta por uma prova de conhecimentos específicos do curso escolhido.

Após a realização das duas fases do vestibular, os candidatos são classificados de acordo com a nota obtida. As vagas são preenchidas por ordem de classificação, começando pelas vagas amplas, seguidas das vagas cotas e, por fim, das vagas especiais.

Os candidatos que não foram aprovados na primeira chamada podem participar da lista de espera. A lista de espera é composta pelos candidatos que não foram aprovados na primeira chamada, mas que obtiveram uma nota superior à nota de corte da última vaga preenchida.

Dicas para concorrer a uma vaga na UFPEL

Faça um planejamento de estudos: defina um cronograma de estudos e se atenha a ele.

Estude com regularidade: não deixe os estudos para a última hora.

Faça exercícios: resolva provas anteriores para se familiarizar com o formato das questões.

Busque ajuda profissional: se necessário, procure um professor particular ou um cursinho preparatório.

A UFPEL oferece uma variedade de cursos de graduação, pós-graduação e extensão em diversas áreas do conhecimento. O vestibular da UFPEL é uma oportunidade para ingressar em uma universidade de excelência.