UEM Vestibular 2024: Cursos e Como Funciona

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma instituição renomada no cenário acadêmico brasileiro, conhecida por sua qualidade de ensino e excelência em diversas áreas do conhecimento.

Neste artigo, exploraremos em detalhes sobre o vestibular da UEM em 2024, como os cursos oferecidos pela instituição e como funciona o processo de seleção, proporcionando aos futuros estudantes uma visão abrangente e informativa.

Como Funciona o Vestibular da UEM

O vestibular da UEM é um dos mais concorridos do estado do Paraná. O processo seletivo é composto por uma prova escrita, que avalia o conhecimento dos candidatos em disciplinas como Português, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Além da prova escrita, alguns cursos também exigem a realização de testes específicos ou a apresentação de portfólio, dependendo da área de interesse.

O vestibular da UEM também considera o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.

vestibular-2024

Essa abordagem ampla visa garantir que os estudantes tenham múltiplas opções para demonstrar seu potencial acadêmico e, ao mesmo tempo, valoriza o esforço e a dedicação durante o ensino médio.

A UEM também adota o sistema de cotas, reservando uma porcentagem das vagas para candidatos oriundos de escolas públicas, pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Essa política de inclusão social visa promover a diversidade no ambiente acadêmico e garantir oportunidades iguais para todos.

Quais são os métodos de admissão na UEM?

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece diversas formas de ingresso para os candidatos interessados em iniciar sua jornada acadêmica. Abaixo, listamos as opções disponíveis:

1. Pós-Graduação:

Destinado a graduados que desejam ampliar seus conhecimentos em uma área específica, os cursos de pós-graduação na UEM são uma opção para quem busca especialização acadêmica.

2. PAS e Vestibular:

O Processo de Avaliação Seriada (PAS) e o Vestibular são métodos tradicionais de ingresso, onde os candidatos são selecionados por meio de provas que avaliam seus conhecimentos em disciplinas específicas.

3. Sisu:

A UEM participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos para diversos cursos de graduação.

4. Vestibular EaD:

A modalidade de Ensino a Distância (EaD) UEM, também oferece vestibular específico para cursos online, permitindo que os estudantes acessem o ensino superior de forma flexível.

uem-vestibular-cursos-e-como-funciona

5. Portador de Diploma:

Destinado a quem já possui um diploma de graduação e deseja fazer outra graduação na UEM, essa modalidade permite aproveitar disciplinas já cursadas.

6.Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEG-G):

Esse programa é destinado a estudantes estrangeiros provenientes de países com os quais o Brasil possui convênios educacionais.

7. Reingresso de Alunos Desligados:

Antigos estudantes da UEM que foram desligados têm a oportunidade de reingressar na UEM na instituição, sujeitos a algumas condições e requisitos.

  1. Transferência Externa: Estudantes de outras instituições de ensino superior podem solicitar transferência para a UEM, desde que haja vagas disponíveis no curso desejado e que o candidato atenda aos critérios estabelecidos.

Essa diversidade de opções de ingresso na UEM reflete o compromisso da universidade em proporcionar oportunidades acessíveis para diferentes perfis de estudantes, tornando o ensino superior mais acessível e inclusivo.

Cursos Oferecidos pela UEM

A UEM oferece uma ampla gama de cursos de graduação, abrangendo diversas áreas do conhecimento. A seguir, apresentamos alguns dos cursos mais procurados e reconhecidos pela qualidade oferecida pela instituição:

1. Ciências da Saúde

– Medicina

– Enfermagem

– Odontologia

– Farmácia

– Fisioterapia

2. Ciências Humanas

– Direito

– Psicologia

– Pedagogia

– História

– Serviço Social

3. Ciências Exatas e Tecnológicas

– Engenharia Civil

– Engenharia Elétrica

– Ciência da Computação

– Química

– Física

uem-vestibular-cursos-como-funciona

4. Ciências Sociais Aplicadas

– Administração

– Economia

– Contabilidade

– Relações Internacionais

– Marketing

5. Artes e Letras

– Artes Cênicas

– Artes Plásticas

– Letras (Português, Inglês, Espanhol)

– Música

– Design Gráfico

Qual é o curso mais concorrido da UEM?

Com um total de 12.332 inscritos no processo seletivo, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou que o curso de Medicina será novamente o mais concorrido.

No total, foram registradas 5.066 inscrições para este curso específico, o que representa cerca de 41% do total de inscritos.

Esses números indicam a grande demanda e o interesse dos estudantes pelo curso de Medicina na UEM.

A concorrência acirrada destaca a reputação e a qualidade do programa acadêmico oferecido pela universidade nessa área específica.

A busca por vagas em Medicina reflete não apenas a excelência do curso, mas também a dedicação e o esforço dos candidatos que almejam uma carreira na área da saúde.

É desafiador garantir uma vaga na UEM?

Nos processos seletivos de meio de ano, a concorrência aumenta significativamente em seis das onze universidades avaliadas, especialmente nos três cursos mais concorridos.

No entanto, é na Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que a concorrência se torna particularmente intensa: a demanda mais do que dobra, subindo de 143,1 para 318,1 candidatos por vaga UEM.

Esse aumento substancial na competição evidencia a dificuldade enfrentada pelos estudantes para ingressar nesse curso específico durante o vestibular de meio de ano na UEM.

Conclusão, o vestibular da UEM representa uma oportunidade valiosa para os estudantes que almejam uma educação superior de qualidade e reconhecida no mercado de trabalho.

Para os candidatos que estão se preparando para o vestibular de 2024, é fundamental dedicar-se aos estudos e estar atento aos requisitos específicos de cada curso desejado.